Considere o trecho abaixo para responder à próxima questão.
“Mas o ilustre médico, com os olhos acesos da convicção científica, trancou os ouvidos à saudade da mulher, e brandamente a repeliu. Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo. Dizem os cronistas que ele morreu dali a dezessete meses, no mesmo estado em que entrou, sem ter podido alcançar nada. Alguns chegam ao ponto de conjeturar que nunca houve outro louco, além dele, em Itaguaí; MAS esta opinião, fundada em um boato que correu DESDE QUE o alienista expirou, não tem outra prova, senão o boato; e boato duvidoso,POIS é atribuído ao padre Lopes, que com tanto fogo realçara as qualidades do grande homem. Seja como for, efetuou-se o enterro com muita e rara solenidade”.
1. As conjunções destacadas no trecho introduzem, respectivamente, idéia de:
a) Tempo, modo, fim.
b) Contradição, tempo, causa.
c) Alternância, modo, explicação.
d) Contradição, tempo, explicação.
e) Finalidade, condição, conclusão.
2. (Fuvest) A frase em que os vocábulos sublinhados pertencem à mesma classe gramatical, exercem a mesma função sintática e têm significado diferente é:
a-)Curta o curta: aproveite o feriado para assistir ao festival de curta metragem.
b-)O novo novo: será que tudo já não foi feito antes?
c-)O carro popular a 12000 reais está longe de ser popular.
d-)É trágico verificar que, na televisão brasileira, só o trágico é que faz sucesso.
e-)O Brasil será um grande parceiro e não apenas um parceiro grande.
3. (U. Uberaba –MG, adaptada)
Aqui, em Brasília, só misérias. Opõem-se as gentes às coisas mais honestas. Bem as compreendo – o povo é ignorante. Mas não compreende ele as coisas do Brasil. Como sobreviveria ele se não o tutelássemos? Como pais severos e indulgentes, que, na sombra, zelam por seus filhos?
MAS não é só em Brasília.
Neste trecho, a palavra destacada mas está sendo empregada para indicar:
a-) uma conclusão sobre o argumento já apresentado
b-) uma conclusão contrária àquela já sugerida
c-) uma justificativa sobre o argumento já apresentado
d-) um argumento a favor de uma mesma conclusão
e-) uma explicação a favor do argumento anterior
4. Observe as opções abaixo:
I- A cor do meu Intimus Days é só entre mim e ele.
II- A cor do meu Intimus Days é só entre ele e eu.
III- A cor do meu Intimus Days é só entre ele e mim.
A(s) forma(s) correta(s) é (são):
a) I, apenas.
b) II e III.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I e III.
5. (FGV-SP) Assinale a alternativa na qual o “que” tem a mesma classificação morfológica (classe gramatical), ou seja, realiza a mesma função vista no exemplo abaixo:
Elas disseram que não viriam.
a-) Veja o livro que comprei.
b-) Que conversa é essa?!
c-) Vocês é que mandam.
d-) Peço que voltem logo.
e-) Tudo temos que fazer.
6. A carruagem parou ao pé de uma casa amarelada, com uma portinha pequena. Logo à entrada um cheiro mole e salobro enojou-a. A escada, de degraus gastos, subia ingrememente, apertada entre paredes onde a cal caía, e a umidade fizera nódoas. No patamar da sobreloja, uma janela com um gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado, coberta de teias de aranha, coava a luz suja do saguão. E por trás de uma portinha, ao lado, sentia-se o ranger de um berço, o chorar doloroso de uma criança.
(Eça de Queirós, O primo Basílio)
O segmento do texto em que a preposição de estabelece uma relação de causa é:
a) “ao pé de uma casa amarelada”.
b) “escada, de degraus gastos”.
c) “gradeadozinho de arame”.
d) “parda do pó acumulado”.
e) “luz suja do saguão”.
..........................................................................................................................
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA (3º ANO)
TEXTO.
A Filosofia teve origem na tentativa humana de escapar para um mundo em que nada mudasse. Platão,
fundador dessa área da cultura que hoje chamamos Filosofia, supunha que a diferença entre o passado e o futuro seria mínima.
Foi somente quando começaram a levar a História e o tempo a sério que os filósofos colocaram suas esperanças quanto ao futuro deste mundo no lugar antes ocupado por seu desejo de conhecer um outro mundo.
A tentativa de levar o tempo a sério começou com Hegel, que formulou explicitamente suas dúvidas
quanto à tentativa platônica de escapar do tempo e mesmo quanto ao esforço de Kant em achar condições
a-históricas de possibilidade de fenômenos temporais. A Filosofia distanciou-se da questão "O que somos?"
para focalizar "O que poderíamos vir a ser?"
1. Assinale a opção concordante com as idéias do texto.
A. Platão não só foi o filósofo que superou as formulações de Hegel e Kant relativas aos fenômenos temporais como foi o que cogitou na idéia de futuro.
B. Inicialmente, em suas origens, a Filosofia se interessou pelas condições não-históricas das transformações temporais a que os seres humanos se sujeitam.
C. Os filósofos sempre se preocuparam prioritariamente com a questão da passagem do tempo e das conseqüentes mudanças históricas.
D. Hegel inaugurou, na Filosofia, as cogitações relativas ao tempo e às condições históricas dos fenômenos temporais.
E. A Filosofia nasceu marcada pelo interesse do homem em sondar as suas próprias possibilidades de transformação e mudança no tempo e na História.
TEXTO.
Quando a justiça entra em conflito com a lealdade, essa última geralmente leva a melhor. Muitos de nós alimentamos e protegemos nossas famílias antes de podermos pensar nas necessidades de nossos vizinhos. Muitos de nós estamos muito mais interessados no bem-estar dos nossos compatriotas do que na situação das pessoas do outro lado do mundo.
2. Em relação às idéias do texto, assinale a opção incorreta.
(A) O senso de justiça entre indivíduos de povos diferentes é superior à lealdade que se dispensa aos familiares mais próximo.
(B) A lealdade geralmente prevalece sobre a justiça quando há conflito entre as duas forças.
(C) O pensamento relativo às necessidades dos nossos conhecidos é secundário em relação às preocupações com os familiares.
(D) O interesse pelas causas nacionais é prioritário em relação aos contextos do exterior.
(E) A solidariedade entre pessoas de uma mesma nacionalidade sobrepõe-se à solidariedade para com povos estrangeiros.
TEXTO.
Prever o futuro é tão arriscado que, podendo sempre errar, é preferível errar pelo otimismo. E há boas razões para ser otimista quanto à democracia. Nos últimos 20 anos, dobrou ou triplicou o número de pessoas que não vivem
3. Em relação ao texto, assinale a opção correta.
a) Pode-se inferir do texto que atualmente não há clima favorável à repressão de movimentos populares.
b) Até há pouco tempo não havia restrições às demandas e reivindicações de segmentos insatisfeitos da sociedade.
c) A expressão “tão arriscado que” pode ser substituída por tão arriscado quanto sem prejuízo para a correção do texto.
d) Se a palavra “certamente” vier entre vírgulas o texto transgride as normas de pontuação.
e) A vírgula após “usual” indica que a oração a seguir é restritiva.
TEXTO.
O quadro geral de apaziguamento abre espaço para a expansão da democracia. Mas resta muito por fazer. Mais que tudo, é preciso desenvolver a idéia de que a democracia não é só um regime político, mas um regime de vida. Quer dizer que o mundo dos afetos deve ser democratizado. É preciso democratizar o amor, seja paternal ou filial; a amizade; o contato com o desconhecido: tudo o que na modernidade fez parte da vida privada. É preciso democratizar as relações de trabalho, hoje tuteladas pela propriedade privada. A democracia só vai se consolidar, o que pode tardar décadas, quando passar das instituições eleitorais para a vida cotidiana. É claro que isso significa mudar, e muito, o que significa democracia. Cada vez mais ela terá a ver com o respeito ao outro.
4. Assinale a opção que está em desacordo com as idéias do texto.
a) A noção de regime político é mais restrita que a noção de regime de vida.
b) Pode-se inferir que as relações de trabalho tuteladas pela propriedade privada não são suficientemente democráticas.
c) A proposta de ampliação do conceito de democracia transcende as questões públicas e políticas e invade o universo individual e privado.
d) A consolidação da democracia tem como condição a abrangência das questões da vida cotidiana.
e) A mudança do conceito de democracia é uma transformação que está ocorrendo na sociedade e seus resultados serão vistos brevemente.
TEXTO.
Na pesquisa para avaliar a gestão nas empresas em relação à qualidade no setor de software, foram considerados os seguintes fatores: a elaboração de planos estratégicos, a inclusão de metas consistentes, a coleta de indicadores precisos, a contabilidade adequada de custos, a implantação de programas de qualidade total e a certificação dos sistemas.
O relacionamento das empresas com seus empregados foi acompanhado a partir de aspectos da participação dos mesmos na solução de problemas, sua satisfação e oportunidades de aperfeiçoamento profissional. O relacionamento com o mercado era avaliado considerando-se a realização de pesquisas de expectativa e de satisfação junto aos clientes; a existência de estruturas de atendimento; a resolução de reclamações e o uso desses tipos de dados na revisão de projetos ou na especificação de novos produtos e serviços.
Procedimentos específicos para qualidade em software foram medidos por indicadores referentes à adoção de métodos de engenharia para prevenção ou detecção de defeitos, à utilização de ferramentas automatizadas de desenvolvimento e ao tipo de documentação adotada. Adicionalmente, todo um conjunto de aspectos foi levantado vi¬sando à caracterização das empresas e do software desenvolvido no Brasil.
5. Em relação ao texto, assinale a opção correta.
a) As escolhas sintáticas e lexicais do texto são apropriadas para um texto de relatório.
b) Para que a pontuação do texto se torne correta é necessário substituir as quatro vírgulas após o sinal de dois pontos por sinais de ponto e vírgula.
c) O uso da voz passiva em “foi acompanhado” tem o efeito estilístico de explicitar e reforçar o papel do agente da ação.
d) Em “O relacionamento com o mercado era avaliado”, a transformação da voz passiva analítica para sintética corresponde a: Avaliou-se o relacionamento com o mercado.
e) O uso do pretérito indica que a pesquisa a que o texto se refere está em andamento.
TEXTO.
O mundo é grande
O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
6. Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões lingüísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as idéias relacionadas, um sentido de:
(A) oposição.
(B) comparação.
(C) conclusão.
(D) alternância.
(E) finalidade.
TEXTO.
Leia o excerto abaixo extraído de uma suposta entrevista com Riobaldo, personagem de Grande sertão: veredas.
“Mire e veja o leitor e a leitora: se não houvesse Brasil, não haveria ‘Grande sertão: veredas’, não haveria Riobaldo. Deviam ter pensado que pelo menos para isso serviu. E o resto é silêncio. Ou melhor, mais uma pergunta senhor Riobaldo. O que é silêncio?
R O senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais.”
(Alberto Pompeu de Toledo, Veja).
7. No trecho acima, predominam as seguintes funções da linguagem:
a) poética e fática.
b) fática e conativa.
c) expressiva e poética.
d) conativa e metalingüística.
TEXTO.
“Oxímoro (ou paradoxo) é uma construção textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudação de Jon expressa o maior de todos os oxímoros”.
8. Nas alternativas abaixo, estão transcritos versos retirados do poema "O operário em construção". Pode-se afirmar que ocorre um oxímoro em:
(A) "Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão."
(B) "...a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão."
(C) "Naquela casa vazia
Que ele mesmo levantara
Um mundo novo nascia
De que sequer suspeitava."
(D) "... o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário."
(E) "Ele, um humilde operário
Um operário que sabia Exercer a profissão."
(Vinícius de MORAES. Antologia Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992).
TEXTO.
Chega! Meus olhos brasileiros se fecham saudosos. Minha boca procura a “Canção do Exílio”. Como era mesmo a “Canção do Exílio”? Eu tão esquecido de minha terra… Ai terra que tem palmeiras onde canta o sabiá!
9. Neste excerto, a citação e a presença de trechos... constituem um caso de...
a) do famoso poema de Álvares de Azevedo / discurso indireto.
b) da conhecida canção de Noel Rosa / paródia.
c) do célebre poema de Gonçalves Dias / intertextualidade.
d) da célebre composição de Villa-Lobos / ironia.
e) do famoso poema de Mário de Andrade / metalinguagem.
TEXTO.
"Além de parecer não ter rotação, a Terra parece também estar imóvel no meio dos céus. Ptolomeu dá argumentos astronômicos para tentar mostrar isso. Para entender esses argumentos, é necessário lembrar que, na Antigüidade, imagina-se que todas as estrelas (mas não os planetas) estavam distribuídas sobre uma superfície esférica, cujo raio não parece ser muito superior à distância da Terra aos planetas. Suponhamos agora que a Terra esteja no centro da esfera das estrelas. Neste caso, o céu visível à noite deve abranger, de cada vez, exatamente a metade da esfera das estrelas. E assim parece realmente ocorrer: em qualquer noite, de horizonte a horizonte, é possível contemplar, a cada instante, a metade do zodíaco.
Se, no entanto, a Terra estivesse longe do centro da esfera estelar, então o campo de visão à noite não seria, em geral, a metade da esfera: algumas vezes poderíamos ver mais da metade, outras vezes poderíamos ver menos da metade do zodíaco, de horizonte a horizonte.
Portanto, a evidência astronômica parece indicar que a Terra está no centro da esfera de estrelas. E se ela está sempre nesse centro, ela não se move em relação às estrelas."
10. Os termos além de, no entanto, então, portanto, estabelecem no texto relações, respectivamente de:
a) distanciamento - objeção - tempo – efeito.
b) adição - objeção - tempo – conclusão.
c) distanciamento - conseqüência - conclusão – efeito.
d) distanciamento - oposição - tempo – conseqüência.
e) adição - oposição - conseqüência – conclusão.
Oiiii Madáááááá, Oi madáááááá, hahahaha
ResponderExcluir1A/N16/1.D,2.E,3.A,4.C,5.D,6.C
ResponderExcluirCaio Albuquerque N:6
ResponderExcluirAqui estão as respostas: 1-B, 2-E, 3-A, 4-E, 5-C, 6-C, 7-B, 8-B, 9-C, 10-D