sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Malcomportadas Línguas - 2ºs Anos

Alun@s,

Mais uma vez o Rafa me pediu para colocar umas coisinhas aqui....

abaixo as questões que vocês formularam sobre o livro do Sírio Possenti. Uma estará na prova.

beijos.
Madá.

Questões para a prova
Análise do livro “Malcomportadas Línguas”

    1-  Dê um exemplo de uso linguístico considerado equivalente à existência dos dinossauros, segundo Sírio Possenti.
O uso de “vós”, exemplo do próprio autor. Ou ainda a colocação em posição de mesóclise.

           2 -  Por qual motivo, segundo Sírio Possenti, os italianos que vivem no Sul do Brasil pronunciam “ao” em palavras que possuem a vogal nasal “õ”?
Eles tentam disfarçar a origem para se parecem inseridos linguisticamente, assim generalizam o “ao” muito característico da língua brasileira.

          3-  Qual a crítica feita por Sírio Possenti a respeito de exemplos de classificação de      palavras utilizados em escolas? Qual dificuldade é colocada por ele?
A crítica recai sobre a insistência em se decorar as funções, deixando de abordar a língua em uso. A dificuldade é que em uso palavras classificadas como determinada classe poderiam assumir outro papel.

4 – Qual a relação entre “língua morta” e transferência de características linguísticas?
      Uma língua não morre efetivamente, algumas de suas características são transferidas a outras.

5-    De que forma os capítulos 13 (“Dinossauros’) e o 19 (“Metáforas”) se relacionam?
       Ao utilizar no 13 palavras do universo da biologia para explicar, metaforicamente, as relações linguísticas.

6-    Sabemos que a nossa língua atual se formou a partir de várias influências linguísticas relacionadas ao Português de Portugal. Diga, inspirado no capítulo 16 (“Teflão...”), o que tais influências representam (ou nos contam ou revelam) historicamente.
As influências aconteceram devido ao contato com outros povos, no início do processo de formação do Brasil (enquanto colônia) a relação se deu entre índios, negros e brancos; posteriormente as influências e braças (europeias e orientais) se intensificaram com a chegada dos imigrantes (italianos, alemães, ucranianos, japoneses).

7-    No capítulo 15 (“Drama da escrita”), Sírio Possenti defende um princípio de ensino. No que se baseia tal princípio?
No trabalho baseado em análise e produção textual, dado que é só através do texto que podemos construir e defender nossas ideias.

8-    Como o autor explica a presença de traços da língua materna quando o falante está aprendendo (ou falando) uma segunda língua?
O autor diz que os aprendizes transferem características de suas línguas dada a proximidade sonora ou estrutural, visto que estão mais “acostumados” (com os padrões internallizados).

9-    Por que uma ciência “nova” se apropria de termos de outra para se descrever?
  Porque ela busca “auxílio” em um campo mais estável, já consagrado pela sociedade, facilitando a assim a visualização de novos conceitos.

10- A partir dos critérios utilizados no capítulo13 ( “Dinossauros”), análise o capítulo 14 no que se refere às colocações de Sírio Possenti quanto ao uso de “risco de morte”.
O autor parece entrar em contradição, já que, ora defende a possibilidade de “desuso” de uma expressão, ora defende a permanência, desconsiderando a língua em uso.

11-  Qual estratégia é utilizada por Sírio Possenti para tornar seus textos mais fáceis de serem compreendidos? 
      O autor se vale de fatos cotidianos, de situações corriqueiras, das quais destaca aspectos linguísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário